Orçamentos

Blog

Fique por dentro das novidades da zoeweb e da tenologia de streaming

Quem nunca passou alguns minutos assistindo a algum vídeo na internet? Seja um clipe de um hit do momento, alguma pegadinha engraçada, um canal divertido do YouTube ou até mesmo dicas básicas para o cotidiano. Nesse sentido, a produção de vídeos tem ganhado cada vez mais importância e já faz parte da vida dos brasileiros.

Atualmente, o Brasil já está entre os 10 países que mais consomem vídeos na internet. São milhões de visualizações de conteúdos desenvolvidos para diversos públicos e segmentos.

Tudo isso foi possível graças à democratização da internet aliada à difusão das redes sociais e à possibilidade de acesso multiplataforma (pelo computador, smartphone e TV), que trazem tendências promissoras para quem investir na produção de vídeos para a web.

Entretanto, alguns erros, que vão desde o planejamento até a finalização do trabalho, podem comprometer o conteúdo e manchar a imagem da sua empresa. O que deveria ser algo bacana e positivo pode se transformar em uma baita dor de cabeça.

Para te ajudar nessa tarefa, listamos 6 erros que você não pode cometer na hora de produzir o seu vídeo. Confira e prepare as câmeras!

1. Não planejar

Ao mesmo tempo em que é preciso produzir vídeos com rapidez e agilidade para acompanhar o ritmo frenético de consumo, é necessário ter cautela e fazer um bom planejamento antes de sair gravando qualquer coisa; caso contrário, você terá inúmeros problemas decorrentes da falta de preparação, como o estouro da verba disponível, por exemplo.

Fazendo um bom planejamento, será mais fácil conseguir uma locação próxima, acessível e que atenda a sua necessidade. Também será possível reunir profissionais qualificados e que darão conta do recado e, além disso, você não vai se surpreender com custos de produção inesperados.

Dessa forma, além de economizar dinheiro, você vai produzir um conteúdo com muito mais qualidade e que certamente vai agradar ao público.

Lembre-se: planejamento é a base de tudo!

2. Criar vídeos longos demais

Com a possibilidade de abrir várias páginas ao mesmo tempo e trocar de sintonia em apenas um clique, fica cada vez mais difícil atrair a atenção de quem utiliza a internet. Por esse motivo, criar vídeos muito longos pode ser um verdadeiro tiro no pé, pois a tendência é que o espectador fique cansado e interrompa a exibição antes do fim.

Assim, é preciso criar vídeos com mensagens interessantes, que prendam o espectador desde o começo e que não tomem tanto tempo. Tão importante quanto a qualidade do conteúdo, é saber apresentar a sua mensagem de forma objetiva e no mesmo ritmo dos internautas, que estão sempre em velocidade máxima.

Um vídeo longo demais pode se assemelhar a um apresentador que demora o programa inteiro para revelar algum segredo. E, cá entre nós, haja paciência para aguentar tanta enrolação! Por isso, saiba dosar e adequar o tempo do vídeo ao target que você deseja alcançar.

3. Deixar de lado a qualidade durante a produção de vídeos

Outro ponto que merece atenção é a qualidade do conteúdo. Hoje em dia qualquer um pode produzir um vídeo com o próprio celular. Praticamente todos os aparelhos mais modernos têm recursos de câmera, captação de áudio e ajuste de brilho. Ou seja, basta ter um celular em mãos para começar a produção de vídeos.

Entretanto, a qualidade pode ficar bem distante do que você imaginava e ainda mais longe das expectativas do público. Imagens escuras, falhas no áudio, roteiro ruim e cortes de câmera repentinos e sem sentido podem espantar as pessoas e criar uma impressão negativa da sua empresa. Os consumidores de vídeo exigentes não vão perdoar esses erros.

Assim, para produzir um vídeo de qualidade é necessário criar uma boa história, elaborar um roteiro coerente, ter uma direção firme e equipamentos adequados. Um dos segredos de uma receita de sucesso é utilizar os melhores ingredientes disponíveis no mercado. Portanto, invista na qualidade!

4. Não divulgar o vídeo corretamente

Seu vídeo ficou ótimo, tem um bom roteiro e contém dicas valiosas. Mas de nada adianta se ele não chegar ao público. É como fazer uma festa incrível e esquecer de enviar os convites. Por isso, a correta divulgação será essencial para o sucesso do conteúdo que você produziu.

Em primeiro lugar, é necessário identificar quais são os melhores canais de comunicação para atingir o seu target. Com o vídeo na internet, você pode desenvolver uma boa estratégia digital, utilizando links para levar as pessoas direto ao seu conteúdo. E você sabe como fazer isso? Fazer uso do seu site, do e-mail marketing e das redes sociais, por exemplo, pode ser um ótimo caminho.

Além disso, assim como os textos, os vídeos também podem ser otimizados para serem encontrados com mais facilidade pelos internautas. Basta utilizar algumas técnicas de SEO e as palavras-chaves mais adequadas no título e na descrição do seu vídeo; dessa forma, as pessoas encontrarão o seu conteúdo de maneira mais simples e natural.

5. Não fazer um orçamento com uma produtora

Uma das grandes falhas na hora de produzir um vídeo é não fazer um orçamento com uma produtora. O receio dos altos custos pode fazer com que você descarte essa possibilidade, mas, nesse caso, é preciso levar vários pontos em consideração.

Uma produtora é especializada no que faz, portanto, tem uma grande expertise em todas as fases de produção de vídeo, evitando erros básicos e que podem comprometer a imagem da sua empresa.

Além disso, os profissionais são qualificados e os equipamentos modernos, o que vai garantir a execução de um serviço de excelência. E, por último, a produtora pode trabalhar com mais agilidade e em um prazo mais curto, o que é ideal para quem precisa otimizar tempo.

Todos esses fatores podem trazer um excelente custo-benefício para você, que terá um ótimo conteúdo por um valor que vale muito a pena; não deixe de pesquisar algumas produtoras e fazer diferentes orçamentos para escolher aquele que mais atende a sua necessidade.

6. Não usar streaming

Conteúdos via streaming, como as músicas do Spotify, as séries da Netflix e vídeos do YouTube são verdadeiros sucessos de audiência e, a cada ano que passa, a quantidade de usuários desses serviços só aumenta. A explicação é a facilidade de acesso para os internautas, que podem visualizar esses conteúdos no momento que quiserem.

Os vídeos produzidos ficarão mais próximos ao público se estiverem armazenados em uma plataforma de conteúdo multimídia, pois sempre que tiverem interesse em algum assunto, as pessoas já sabem qual caminho percorrer.

Não deixe de investir nessa tecnologia inovadora e que tem caído no gosto dos brasileiros. Os seus conteúdos certamente terão muito mais visibilidade e audiência!

Seguindo essas dicas, você conseguirá produzir vídeos de forma muito mais assertiva e que agradem ao público que você deseja atingir. Para isso, todas as etapas do planejamento e da execução precisam estar bem alinhadas para garantir um excelente resultado final; fique sempre atento, pois qualquer detalhe pode fazer a diferença.

E então, gostou de saber quais são os erros que não devem ser cometidos durante a produção de vídeos? Quer aumentar ainda mais os seus conhecimentos? Aproveite para descobrir as vantagens de transmitir um evento via streaming. Você vai se surpreender!