Orçamentos

Blog

Fique por dentro das novidades da zoeweb e da tenologia de streaming

Atualmente a sociedade brasileira se encontra muito envolvida com o mercado de vídeos, principalmente aqueles que são disponibilizados na Internet. São, em média, 30 horas semanais de consumo deste tipo de entretenimento e deste tempo total 8h são consumidas na web e 22 na TV. As redes sociais e a mobilidade são fatores que impulsionam o consumo de vídeos nos tempos atuais.
 
Segundo uma pesquisa feita pela consultoria Provokers para o Google, 67% das pessoas que responderam à pesquisa assistem a vídeos na web e o maior canal usado para isso é o YouTube. O detalhe é que existem diversas categorias/tipos de consumidores, pois diferentes pessoas assistem a conteúdos distintos em telas variadas. Segundo a organização Think With Google, existem 4 perfis: “Freedom Watchers”, “Mobile Chatter”, “TV Rules” e “Unsatisfied Content Searcher”.
 
O comportamento destes diversos consumidores de vídeo não é definido pela idade, mas sim por outros fatores tais como o fator socioeconômico, o maior acesso à educação, o índice de empregabilidade, o acesso à conexão 3G/4G, além de necessidades diferentes de consumo de vídeo.
 
Os “Freedom Watchers” podem ser traduzidos como “consumidores livres”, sendo aqueles que valorizam a liberdade de escolha, fazem sua própria programação, buscam novidades e assistem aos conteúdos quando querem. Este público é variado (vai de 18 a 55 anos) e consume prioritariamente filmes. O modo correto de atingi-los com seu conteúdo é ofertar constantemente conteúdos novos e surpreendentes.
 
Os consumidores que se encaixam na categoria “Mobile Chatter” são aqueles que não largam nunca o celular, tendo os smartphones como sua primeira tela, fazendo grande uso de compartilhamentos e realizando diversas trocas na web. É um público bem jovem (14 aos 24 anos) e para aproximar seus conteúdos deste público o interessante é aperfeiçoar sua plataforma mobile e disponibilizar a função de compartilhamento para ampliar o alcance de seus conteúdos.
 
Os “Unsatisfied Content Searcher” são aqueles que vêem a TV como um meio de entretenimento irrelevante. Este público espera mais inovações das plataformas web, ignora os conteúdos do mainstream veiculados na TV e não aprova o que é disponibilizado atualmente nas televisões. Para que seu conteúdo chegue até estes consumidores melhore as ferramentas de busca do seu site, criando uma segmentação e também disponibilize uma gama de conteúdos originais.
 
Por últimos, temos os “Tv Rules”, que são aqueles que apenas querem sentar em frente a um aparelho de TV e descansar, consumindo passivamente o conteúdo, utilizando como meio principal de entretenimento a TV, por ser mais “fácil” e “dar menos trabalho”. Para chamar este público para seus conteúdos disponibilize conteúdos via streaming para Smart Tv’s, ou então exiba programas inteiros pela web.
 
Achou interessante esta categorização? Invista nestes insights e traga seu conteúdo para a Zoe Web. Estamos prontos para suprir todas as suas necessidades.