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No nosso post anterior, demos algumas dicas para atrair mais alunos em seus cursos de EAD. Esperamos que tenha sido útil e, para contribuir mais ainda com seu sucesso, vamos falar um pouco dos problemas que fazem com que produtores de EAD percam audiência em seus cursos.

O mercado de ensino à distância está em expansão no mundo todo e a expectativa é de que os números desta área só aumentem, de acordo com uma pesquisa recente da Associação Brasileira de Ensino a Distância (ABED).

Sendo assim, o maior problema do EAD ainda é o engajamento dos alunos. Os problemas que causam isso podem ser vários: a qualidade do conteúdo das aulas, a qualidade e o formato da transmissão do conteúdo, o tempo disponível para encaixar as aulas em suas rotinas, o interesse no tema das aulas, a clareza sobre cronogramas e prazos, a pequena abertura para interação e também a desmotivação para chegar ao fim do curso.

As causas de evasão mais apontadas pelas instituições especialistas neste tipo de aprendizado foram: falta de tempo do aluno para estudar e participar do curso, acúmulo de atividades no trabalho e a dificuldades de se adaptar à metodologia.

Alguns desses problemas (aqueles que não dependem apenas da boa vontade do aluno) podem ser resolvidos com a ajuda de algumas dicas.

Em primeiro lugar, é necessário um bom planejamento. Além disso deve-se conhecer os principais pontos de dispersão e, após isso, utilizar novas saídas interessantes para reter seus consumidores.

Tente criar uma aprendizagem adaptativa, pois transferir conhecimento não é um trabalho fácil e esta é para uma boa saída para transmitir conhecimento para pessoas diversas. É necessário buscar compreender o perfil do público e alinhar isto aos objetivos do curso. Desta forma, é possível desenvolver conteúdos mais direcionados.

Atra seu consumidor para conhecer seu produto e gere curiosidade a partir das necessidades resolvidas com o produto. Desta maneira você vai provocar o consumidor para que ele entenda que precisa do produto e assim obter a aceitação do seu público fazendo com que ele adquira o produto. É preciso mostrar o problema que você se propõe a resolver, a solução para essa necessidade e bons argumentos para convencer cada pessoa de forma personalizada. A interação também é uma parte muito importante do processo de aprendizado.

Dê atenção ao seu aluno. Notificações de boas vindas, dicas para aproveitar bem o conteúdo e orientações sobre regras, formato das aulas, calendário e avaliações são formas interessantes de mostrar que você se importa com quem consome seu conteúdo. É interessante criar lembretes sobre prazos e sugestões para que o aluno mantenha o ritmo de estudo. Com o uso do mecanismo de jogos também é possível incentivar o engajamento dos alunos, reduzindo os possíveis efeitos do tédio de estudar de forma individual.

Após o fim do curso, não ignore seu aluno. Envie novas sugestões de cursos de sua plataforma para mostrar que o engajamento dele é interessante para a continuidade de sua produção. Além disso promova questionários finais para os cursos, é interessante ter um feedback do que foi consumido pelo aluno e é mais interessante ainda responder às críticas e elogios que forem gerados por este questionário.

Como manter seus alunos interessados em seu EAD_rodape