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Por volta de 1920, George O. Squier patenteou um sistema de transmissão e distribuição de sinais através de linha elétricas que foi a base técnica para o que depois foi chamado de Muzak, uma tecnologia de streaming contínuo de música para donos de comércios, sem o uso do aparelho de rádio.

O streaming de mídia em computadores data do início da expansão da informática, na metade do século 20. Porém, foi feito pouco progresso por muitas décadas, devido ao fato de existir um alto custo e capacidade limitada do hardware do computador. Depois do final dos anos 80 e durante os anos 90 os computadores pessoais se tornaram poderosos o suficiente para exibir vários tipos de mídia. As primeiras questões técnicas relacionadas com o streaming foram:

–  Capacidade de CPU e largura de banda suficiente para apoiar as taxas de dados necessários.

–  A criação de caminhos de baixa latência de interrupção no sistema operacional para evitar o buffer.

Todavia, as redes de computador ainda eram limitadas e as mídias eram geralmente transmitidas através de outros tipos de canais como por exemplo fazer o download de um arquivo de um servidor remoto e depois salvá-lo em uma unidade local no computador do usuário final ou armazená-lo como um arquivo digital e reproduzi-lo a partir de CD-ROMs.

Durante 1990 e o início dos anos 2000 a informática foi se desenvolvendo e o acesso à rede também. Nessa época os usuários podiam perceber: melhor funcionamento da banda da Internet, crescimento do acesso à rede (especialmente a Internet), uso de protocolos e formatos como TCP/IP, HTTP, HTML e acima de tudo a comercialização da Internet. Tudo isso impulsionou o uso de streaming e o acesso à rede foi se democratizando cada vez mais.

Em 1995 surgiu na Internet o Real Áudio, da Progressive Networks (sendo a primeira tecnologia a se popularizar na rede, funcionando somente com som). A qualidade não era muito fiel ao arquivo original mas a tecnologia foi bem aceita por dispensar os longos downloads que os internautas tinham que enfrentar na época. A banda “Severe Tire Damage” foi a primeira a fazer uma performance ao vivo na Internet, no ano de 1993 usando a tecnologia de multicasting.

A RealNetworks também foi pioneira no mercado de streaming, quando transmitiu um jogo de baseball entre o Yankees e o Seattle Mariners através da Internet em 1995. No mesmo ano um concerto no Paramount Theather que contou com a presença de artistas como Slash (Guns’n Roses, Velvet Revolver), Matt Cameron (Soundgarden, Pearl Jam) e Barrett Martin (Screaming Trees) foi transmitido pela Internet usando também a tecnologia de streaming.

Paramount Theater, Seattle

Paramount Theater, Seattle

A partir daí deu-se início às pesquisas para melhorar a qualidade de streaming e em 1997 a Progressive Networks apresentou o software Real Vídeo. Dali para frente, a cada dia novas soluções e oportunidades foram sendo criadas para melhorar a tecnologia de streaming e atualmente contamos com inúmeros serviços diferentes por meio de streaming e cada vez mais modernos.

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