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A computação e a internet evoluíram muito nas últimas décadas e, com isso, tecnologias que antes eram caras e inacessíveis se tornaram viáveis e fáceis de usar. Uma delas é o streaming, que pode ser muito útil para sua empresa tanto na comunicação com os clientes quanto com os colaboradores. Mas você sabe o que é streaming?

É muito importante que você conheça essa ferramenta, como adotá-la e quais benefícios ela trará para a sua comunicação. Sendo assim, nesse artigo vamos descobrir tudo sobre o streaming para que você não fique de fora dessa tecnologia revolucionária. Está pronto? Então, vamos lá!

O que é streaming?

Mesmo que você não saiba a resposta, é bem provável que já tenha utilizado a tecnologia várias vezes. Quando assiste a um vídeo engraçado no YouTube, um filme no Netflix ou ouve música por meio de serviços como Spotify e Deezer, você está consumindo conteúdos transmitidos via streaming.

De forma genérica, estamos falando de transmissões de conteúdos multimídia pela internet, como músicas, vídeos ou podcasts, tanto ao vivo quanto sob demanda. Outra característica fundamental do streaming é que o conteúdo não fica armazenado no seu computador, ele é consumido diretamente da web.

Transmitir conteúdos ao vivo era um privilégio antes restrito às estações de rádio e emissoras de televisão, mas o mundo mudou! Qualquer pessoa, tendo uma câmera e um microfone, consegue transmitir em tempo real para quem quer assistir.

Alguns dados sobre o streaming no Brasil e no mundo

De acordo com relatório da Cisco, o consumo de streaming de vídeos corresponderá a 80% do tráfego de toda a internet em 2019. Ainda segundo essa gigante da tecnologia, a quantidade de usuários desse tipo de conteúdo praticamente dobrará em três anos, consumindo o equivalente a 7 bilhões de DVDs por mês. Impressionante, não?

Mas não precisamos olhar para o futuro para notarmos a relevância dessa tecnologia. Uma pesquisa divulgada pela agência IMS neste ano revelou um dado interessante: 73% da amostra brasileira assiste TV aberta, enquanto 82% consome streaming. Ou seja: no Brasil, o consumo de vídeos sob demanda já ultrapassou a TV aberta.

Os serviços de streaming de áudio estão cada vez mais populares. O Spotify, serviço de streaming de músicas pela internet, já tem mais de 20 milhões de usuários apenas no Brasil. E estamos falando de apenas um entre os vários concorrentes do segmento — no ano passado, o número de assinaturas desse tipo de serviço cresceu 39% no cenário global.

Como o streaming pode ser útil para a empresa?

O mais interessante dessa tecnologia é que ela é extremamente versátil. Há inúmeras possibilidades de se comunicar tanto com o público externo quanto com os profissionais da sua empresa por meio de transmissões ao vivo, como veremos a seguir.

1. Transmitir eventos ao vivo

Um dos grandes desafios dos profissionais de comunicação é aumentar o alcance de seus eventos e é nesse ponto que a livestreaming — as transmissões ao vivo — se revela a ferramenta ideal. Muitas empresas já possuem cases de sucesso ao transmitir eventos promocionais pela internet ou, até mesmo, eventos voltados para funcionários, como conferências anuais.

Você alcançará um número muito maior do que seria possível num espaço físico. Caso queira, as pessoas também poderão assistir o evento quantas vezes quiserem. Só não se esqueça de planejar o acontecimento também para o público que assiste remotamente, para que não se sintam distantes e, assim, percam a atenção.

2. Realizar reuniões

Essa dica é especialmente útil para empresas que possuem filiais em lugares distantes. Em vez de reunir todas as pessoas num mesmo ambiente, é possível realizar reuniões de diferentes locais via streaming de vídeo. Entretanto, é fundamental ter uma conexão de alta qualidade e equipamentos de vídeos que não deixem a desejar, pois qualquer falha técnica atrapalhará a produtividade do encontro.

Muitas organizações possuem salas de videoconferência, que são projetadas para que os participantes das reuniões tenham a sensação de estar num mesmo ambiente. Para isso, são usados artifícios como uma tela enorme numa das paredes e a mesa encostada na tela em cada sala, dando a sensação de continuidade da sala onde os executivos estão. Legal, né?

3. Treinar seus funcionários

Muitos treinamentos podem ser realizados remotamente, via streaming. Algumas empresas possuem plataformas de treinamento on-line, onde seus funcionários se cadastram e acessam videoaulas, áudios e outros conteúdos educativos e, assim, aprimoram suas habilidades no trabalho.

Nesse caso, a transmissão nem precisa ser ao vivo — os vídeos podem ficar disponíveis para serem acessados sob demanda, quando o funcionário quiser. No entanto, existe a possibilidade de realizar treinamentos ao vivo, reunindo funcionários de diversos setores ou filiais em lugares diferentes e transmitindo um mesmo conteúdo, o que possibilita uma interatividade maior.

4. Promover conteúdo interessante para seus clientes

Uma das formas mais eficazes de alcançar pessoas na internet é produzindo conteúdo que seja do interesse delas. Em vez de simplesmente comprar espaços publicitários em sites, você pode desenvolver vídeos, podcasts e, até mesmo, uma rádio on-line, possibilitando o acesso via streaming. Assim, a sua marca passa a fazer parte do conteúdo que o consumidor quer assistir e não um incômodo.

Se você trabalha com e-commerce, por exemplo, pequenos vídeos testando os produtos vendidos pela sua loja atrairão o seu público-alvo e criará nele a percepção de que sua empresa é uma autoridade no assunto. Aos poucos, sua marca se tornará uma referência na área e, com isso, as suas vendas tendem a aumentar. Normalmente, sai mais barato do que uma campanha em grandes veículos de mídia tradicionais.

São várias as formas de conteúdo possíveis: entrevistas com pessoas interessantes da sua área de atuação, divulgação dos bastidores do empreendimento e curiosidades sobre os processos de trabalho, sessões de perguntas e respostas, entre outras.

5. Aumentar a segurança da empresa

Ok, você já sabe o que é streaming, mas o que essa tecnologia tem a ver com a segurança da empresa onde você trabalha? Simples:

Com a tecnologia das câmeras IP é possível ver a movimentação nas dependências da empresa a partir de qualquer lugar, por meio da internet, tanto pelo computador quanto por dispositivos móveis, tudo com confiabilidade. Você pode, ainda, gerenciar quem tem acesso a essas transmissões, afinal, não é qualquer um que pode assistir imagens ao vivo dos escritórios da empresa, certo?

Isso dá maior controle aos empreendedores e aos profissionais de segurança, uma vez que não é preciso estar numa sala específica para acompanhar o que as câmeras estão captando. Por incrível que pareça, essa tecnologia não é cara e traz excelentes benefícios.

Como fazer uma transmissão via streaming?

Existem diversos serviços on-line e gratuitos para fazer transmissões multimídias on-line. Entre os mais populares estão o Facebook e o YouTube, que fazem streaming tanto ao vivo quanto sob demanda. Além das soluções para vídeo, mas também há plataformas para áudio, como o Soundcloud.

Entretanto, esses serviços são voltados para pessoas comuns que desejam fazer transmissões esporádicas, sem alto grau de profissionalismo e controle. Para empresas, o mais recomendável e adotar uma solução de streaming mais profissional, que dê ao gerente de comunicação maior controle sobre o acesso aos conteúdos e estatísticas mais detalhadas sobre o desempenho das transmissões.

Além disso, uma empresa especializada oferecerá todo o suporte necessário para que você consiga fazer suas transmissões com qualidade.

Qual a importância do streaming?

O streaming traz muitos benefícios para sua empresa. Várias organizações já usam o potencial dessa tecnologia a seu favor e você não pode ficar de fora. Há cada vez mais pessoas conectadas à internet no Brasil, com conexões que têm melhorado, e como vimos, o consumo de streaming já superou a TV aberta. Ou seja, esta é uma excelente oportunidade para profissionais de comunicação.

Antes de qualquer coisa, elabore um plano: onde o streaming se encaixa na sua estratégia de comunicação? Planeje formas de usá-lo tanto para falar aos funcionários da empresa, quanto para atrair a atenção do público para sua marca, ao vivo e sob demanda. Depois disso, coloque a mão na massa e aproveite tudo que essa tecnologia pode oferecer.

Agora que você já sabe o que é streaming, leia nosso artigo sobre a história dessa tecnologia e entenda como chegamos ao ponto em que estamos. É muito interessante!