Orçamentos

Blog

Fique por dentro das novidades da zoeweb e da tenologia de streaming

A tecnologia está mudando nossa forma de ver o mundo e, atualmente, já podemos ultrapassar as barreiras geográficas e temporais em que esbarrávamos tempos atrás. A transmissão de imagens (e consequentemente informações) na internet — o Streaming — é uma das ferramentas que nos ajuda a transpor essas barreiras e atingir alguns objetivos antes impensáveis.

As vantagens do streaming podem ser vistas no âmbito econômico e produtivo das empresas que apostam nessa tecnologia. Usar o streaming para ampliar a audiência de um evento é uma ótima ideia, pois ele permite que a transmissão seja acessada em qualquer lugar do mundo.

Dessa forma, você não vai gastar tempo e dinheiro com viagens até o local da conferência e nem se preocupará com a lotação do local. Além disso, um evento transmitido ao vivo tem uma longevidade digital bem maior, pois nada morre tão cedo dentro da Internet.

E para realizar uma transmissão ao vivo, não é necessário ser uma multinacional nem ter milhões de usuários e clientes. Um streaming simples requer apenas um computador com acesso à internet, um microfone e uma webcam.

Todavia, com o avanço das tecnologias, os clientes estão mais exigentes e por isso essa transmissão pode ser feita com um maior investimento em equipamentos e qualidade. (Entenda melhor o passo a passo e necessidades para fazer uma transmissão ao vivo aqui e aqui)

O sucesso de um bom streaming pode ser comprovado através dos dados: um evento que normalmente teria 500 pessoas na plateia, com uma transmissão ao vivo consegue atingir 500 mil na internet.

A frequência de transmissões de vídeos cresce a cada ano e já podemos notar que o streaming é uma nova forma de reunir uma audiência e se comunicar com várias pessoas simultaneamente. Um evento regional pode adquirir uma amplitude até mundial!

Além disso, com a realização de um streaming você (ou sua empresa) podem cortar certos tipos de despesas. Um bom exemplo para entender isso é a possibilidade de realizar uma reunião com vários funcionários de diversas áreas de uma só vez (economizando assim tempo e possíveis viagens).

O diretor da Tupperware certa vez teve a necessidade de falar com todos seus colaboradores e utilizou o streaming Zoeweb para isso. Já a SCANIA, empresa amplamente reconhecida no cenário nacional, realiza todo mês um evento em nossa plataforma, realizando a contemplação de consórcios.

Alguns exemplos de sucesso da parceria de eventos e o streaming da Zoeweb são: o festival Bis Pro Rock II (confira aqui um ebook sobre este case de sucesso) e o Parazão 2014 (saiba mais aqui), além de outros tipos de evento específicos também.

A seguir, vamos listar 5 vantagens em trazer a transmissão ao vivo para o seu evento.

1. Aumenta a audiência

Ao realizar um evento, invariavelmente o número de participantes será restrito. Eventos corporativos, por exemplo, costumam tomar lugar em salões ou grandes auditórios. Além disso, em muitas cidades é bem difícil conseguir espaços que comportem apenas algumas centenas de pessoas.

Nesse tipo de evento, uma audiência de 500 a 700 pessoas já pode ser considerada um sucesso, pois significa, na maioria dos casos, a lotação total do espaço. Porém, ao realizar uma transmissão on-line, não existe limite de participação!

Eventos que agregam transmissão via streaming possuem um potencial de alcance mundial — qualquer pessoa no mundo com um aparelho conectado à internet pode participar. Se pensarmos que isso não se restringe mais a somente computadores, é possível que pessoas participem a qualquer momento!

Transmissões de sucesso podem chegar a atingir, facilmente, até mil vezes mais pessoas do que a capacidade de um auditório! Ou seja, um evento presencial que conseguiria reunir 500 pessoas pode atingir até meio milhão online! E pensando comercialmente, esse alcance do público-alvo tem o poder de trazer resultados exponencialmente muito maiores para sua empresa.

2. Permite uma maior interação

Diferentemente da divulgação de vídeos gravados ou campanhas realizadas offline, nas quais a interação com o público vem após a publicação, transmissões via streaming permitem a interação ao vivo entre os participantes.

As live streamings naturalmente incentivam o público a interagir entre si e, principalmente, com aqueles que estão realizando a transmissão. Isso significa a produção de um evento mais personalizado, com maiores possibilidades de avaliações positivas.

Trazer o público para próximo da sua empresa via streaming é uma boa estratégia para o aumento dos interessados no seu conteúdo e, consequentemente, no número de acessos.

Crie ou utilize plataformas de trocas de mensagens para que seja possível para seu público interagir durante a transmissão. Ao sanar dúvidas de espectadores on-line, por exemplo, você estará fazendo com que eles se sintam parte do evento onde quer que estejam.

3. Aumenta a credibilidade

Transmissões ao vivo chegaram para ficar. Ao trazer o público para mais perto da sua organização, essa tecnologia faz com que as pessoas conheçam melhor a rotina e os bastidores da empresa.

Além de demonstrar que está a par das novidades tecnológicas do mercado e, portanto, é uma empresa moderna, utilizar uma live streaming significa mostrar para o seu público como tudo funciona e como é a rotina de trabalho na sua empresa.

Isso acontece porque transmissões ao vivo não permitem edição ou manipulação do conteúdo que está sendo mostrado. Para o público, isso demonstra que sua empresa confia naquilo que está sendo transmitido e tem total domínio sobre o conteúdo.

Credibilidade e transparência são tanto pré-requisitos quanto consequências para empresas que buscam transmitir seus eventos on-line. A imagem da empresa perante ao público tem a possibilidade de crescer positivamente. No entanto, é preciso pensar na preparação do evento antes da transmissão, uma vez que deslizes e gafes podem acontecer e gerar um impacto negativo.

4. Pode ser assistido várias vezes

Sem dúvidas, o grande atrativo de uma live streaming é o senso de urgência criado no espectador, para que ele assista ao vivo. Isso é muito interessante, pois tem a capacidade de aumentar o seu público exponencialmente enquanto o evento está ocorrendo.

Contudo, uma das vantagens de se investir em transmissões ao vivo para seus eventos é a possibilidade de disponibilizar esse conteúdo após o encerramento. Na prática, isso significa que sua organização estará aproveitando todas as vantagens de uma transmissão ao vivo e, também, produzindo conteúdo relevante que poderá ser acessado diversas vezes após a publicação.

Disponibilizar o conteúdo gravado posteriormente, gratuitamente ou mesmo rentabilizando com os acessos, é uma estratégia muito apreciada pelo público, principalmente aquelas pessoas que precisam pausar, retroceder ou avançar a transmissão por falta de tempo.

Além disso, criar uma biblioteca de todos os conteúdos já transmitidos via streaming permite aumentar a longevidade dos acessos à sua plataforma. Crie sempre conteúdo relevante para que seu público busque acessá-lo depois.

5. Possui baixo custo

Realizar um evento para centenas de pessoas envolve uma logística muito complexa. É necessário planejar e pontuar aspectos como o espaço a ser alugado e qual a capacidade dele, por exemplo.

Também deve-se planejar onde os participantes se hospedarão, afinal de contas, eventos realizados em locais distantes de hotéis não atraem um grande público. Além disso, existe ainda todo o gasto com os materiais de divulgação e que serão utilizados durante o evento, além da realização de coffee breaks para os convidados.

Toda essa organização pode gerar uma transferência de custo muito alta para os participantes. Existem eventos que chegam a cobrar ingressos que custam alguns milhares de reais. Isso pode fazer com que seja inviável para um grande público participar do seu evento.

Na contramão de tudo isso, realizar uma transmissão on-line demanda pouquíssimo custo envolvido e tem o poder de atrair muito mais pessoas, sem limitação de espaços.

Apesar de ser comum realizar streaming de maneira gratuita, ainda é possível cobrar pela participação do evento online. Diferentemente dos eventos presenciais, onde o custo é o grande fator decisivo no preço da participação, nos eventos transmitidos online você pode cobrar algo abaixo dos cem reais por participante, por exemplo.

Ao realizar a conta do custo envolvido, você perceberá que as possibilidades de lucro são muito maiores. Eventos online podem reunir milhares de pessoas sem a necessidade de um espaço que as comporte.

E para garantir que sua transmissão seja excelente, a melhor opção é contratar uma plataforma profissional. A Zoeweb é uma empresa especializada em streaming, que oferece transmissões em alta qualidade, com a tecnologia de adaptive streaming (que se adapta à conexão do usuário), geoblocking e consegue lidar com qualquer imprevisto, como a sobrecarga do servidor devido a um número grande de acessos não previstos.

A Zoeweb cuida de tudo para que sua transmissão seja perfeita! Todas as etapas de uma transmissão via streaming, que incluem captura, codificação, mochilink e distribuição são cuidadosamente executadas pela Zoeweb, garantindo que seu evento seja transmitido com qualidade e segurança para quantos espectadores você quiser! Se quiser saber mais sobre as etapas de uma transmissão via streaming e como a Zoeweb trabalha, baixe nosso e-book gratuito!

Você realiza seu streaming com todas as funcionalidades de nosso player e também pode aproveitar a oportunidade de criação de aplicativos para Smart TV, tendo seu próprio canal de televisão via Internet.

E então, se interessou em transmitir seus eventos por streaming? As vantagens são inúmeras e sua empresa só tem a ganhar! Entre em contato com a gente para saber como transmitir online!