Orçamentos

Blog

Fique por dentro das novidades da zoeweb e da tenologia de streaming

Estamos nos aproximando de um novo ano e já é possível perceber as tendências recorrentes no mercado de vídeo marketing. No ano de 2015, pudemos observar um debate entre a eficácia de vídeos no Facebook e no Youtube e um crescimento considerável na interatividade dos vídeos.

Já em 2016, o cenário não se mostrou assim tão diferente. Os feeds das redes sociais e os resultados de pesquisa estão cada vez mais inclinados a obter bons resultados no que diz respeito aos vídeos. Tais fatos são demonstrados, uma vez que a comunicação por vídeo é dinâmica, tendo em vista que os algoritmos das redes sociais e sites de pesquisa favorecem este tipo de conteúdo. Além disso, foi comprovado que 71% das empresas planejaram aumentar os seus orçamentos de vídeo marketing em 2016.

Mas, e você, leitor? Sua empresa já acompanha a importância e o crescimento destas mídias inovadoras? Já pensou em contratar uma plataforma profissional para publicar vídeos online e ao vivo no seu canal, aumentando o alcance e o engajamento? Para te auxiliar, elaboramos um artigo sobre as principais tendências relacionadas ao vídeo marketing. Acompanhe!

Streaming de vídeos

O crescimento deste mercado é, cada vez mais, consequência do consumo de streaming de vídeos na internet (e não mais na televisão, como era há algum tempo). Além disso, o interesse por consumo de vídeo em dispositivos móveis também vem aumentando, mostrando que o mercado digital e móvel é atualmente o local indicado para explorar peças e ações de marketing.

Os vídeos em dispositivos móveis constituem 24% de toda a receita no digital e essa porcentagem deve chegar a 29% em 2016. Apesar de haver discórdia sobre esse dado, boa parte dos usuários deixou de se importar também com a duração dos vídeos, assistindo a produções com durações longas. 81% dos consumidores dizem se interessar por vídeos com duração de mais de 10 minutos em suas smart tvs.

Os profissionais de social media investem cada vez mais em vídeos, pois mais de 50% das pessoas que visitam o Facebook assistem pelo menos a um vídeo por dia. Além disso, o Youtube tem mais de um bilhão de usuários (quase um terço das pessoas que estão na internet) e isso indica que os conteúdos divulgados terão uma boa repercussão.

No Youtube, até as propagandas que costumavam ter um retorno negativo do público estão tendo bons resultados. O número de visualização de vídeos relacionados a produtos teve um aumento de 40% em 2015. Logo, ter uma plataforma profissional de vídeos publicados ou realizar streaming ao vivo só faz com que o público fique ainda mais interessado em consumir o conteúdo em tempo real. Para as empresas pode ser muito vantajoso, uma vez que permite maior dinamismo na comunicação.

Além disso tudo, tecnologias como a visualização em 360º e a realidade virtual são tendências que serão bastante exploradas neste ano. Com a evolução da tecnologia, evolui também o interesse das pessoas por esse tipo de produção. Para entender melhor, veja algumas tendências de vídeo marketing:

Redes sociais

O vídeo marketing não é novo, mas a necessidade crescente de conteúdo visual o transformou em uma das tendências mais atraentes de 2016. Essa poderosa ferramenta é capaz de:

  • Apresentação da empresa;
  • Divulgação de uma mensagem institucional;
  • Promover um produto;
  • Aumentar o alcance de uma marca;
  • Impulsionar o engajamento com os clientes;
  • Melhorar o tráfego nos sites/blogs;
  • Falar sobre um serviço ou diferencial de mercado.

Nesse mesmo sentido, o Facebook, YouTube e Snapchat são as plataformas sociais mais populares para conteúdo de vídeo, e as marcas podem se beneficiar de cada uma delas, dependendo do seu público-alvo, seus objetivos e estratégia.

O Facebook é a maior rede social, com 1,65 bilhão de usuários ativos mensais. Na plataforma, o conteúdo de vídeo tem aumentando ano a ano. Inclusive, os vídeos de publicidade nativa são favorecidos em notícias nos feeds do usuário. As marcas estão explorando como os vídeos podem se encaixar em uma estratégia de marketing nas plataformas sociais — criando uma ótima oportunidade de investimento.

Já o Snapchat, por outro lado, é a mais nova plataforma social, que ficou popular com o seu conteúdo de vídeo. Atualmente, conta com bilhões de visualizações por dia — a partir de usuários dedicados que continuam usando a plataforma para espalhar e consumir conteúdo interessante. Muitas marcas já começaram a experimentar como a atração única de Snapchat e vídeo vertical parece ser eficaz, uma vez que conduz a uma experiência mais envolvente.

Veja a seguir as principais tendências de vídeo marketing:

Landing pages

Muitas páginas descobriram como o vídeo marketing pode ser eficaz, seja em uma página de destino, ou na promoção de um produto. Foi observado que o vídeo pode aumentar as conversões e, além de tudo, muitos sites apresentam vídeos nas páginas do produto — a fim de permitir que os clientes tenham uma ideia completa do item vendido. Isso leva a uma confiança entre os clientes, que sentem que um vídeo pode ser uma representação mais realista do produto.

GIFs

GIFs podem ser apresentados como muito úteis em uma estratégia de marketing de conteúdo, representando uma versão mais curta de um conteúdo de vídeo tradicional.

Um GIF é uma imagem animada, o que significa que pode se tornar extremamente eficaz — ainda assim, uma forma mais simples (e mais leve) de um vídeo. GIFs têm sido utilizados por marcas, principalmente, em mídias sociais e e-mail marketing, podendo ser parte da promoção da marca, do serviço ao cliente, do aumento da participação, ou mesmo da cultura da empresa.

Storytelling via streaming ao vivo

O vídeo ao vivo é uma tendência de vídeo marketing muito interessante. Tem-se observado que as pessoas passam mais tempo assistindo aos vídeos no Facebook ao vivo, em comparação aos vídeos “normais”. No Snapchat, também há o foco em transmissão ao vivo, dando a todos uma visão de mundo a qualquer momento.

Já o Periscope é outra plataforma interessante para explorar o streaming ao vivo, e já estabeleceu sua presença nesse tipo de narrativa — com mais e mais usuários (e marcas), tirando proveito de seus serviços de videodifusão. Com o streaming, é possível criar mais oportunidades para conteúdo de marca, quer se trate de uma prévia, uma cobertura ao vivo de um evento ou uma conferência de imprensa.

Vídeo em e-mail marketing

O uso de conteúdo de vídeo em e-mail marketing tem provado ser muito eficaz, levando a um aumento de lealdade do cliente. É, ainda, mais interessante, porque os destinatários preferem ver a palavra “vídeo” nas linhas de assunto — o que leva a uma taxa de abertura maior.

Uma marca pode usar o vídeo em e-mail para:

  • Promoção de um produto;
  • O conhecimento da marca;
  • Conteúdo explicativo;
  • Depoimentos dos clientes;
  • Visão detalhada do produto.

Essa tendência de vídeo tende só a crescer. Ter uma plataforma profissional é muito vantajoso, afinal, além de estar com um pé no futuro, permite que suas campanhas de marketing sejam mais engajadas e o público conheça mais sobre você e a empresa que representa. Publicar vídeos online ou transmitir uma exibição ao vivo só agrega mais valor para a publicidade e atração do público-alvo.

Percebe-se o quanto o vídeo marketing é uma forte tendência para o marketing de conteúdo, com o objetivo de oferecer maior engajamento e conversão. Agora, veja como o streaming proporciona revolução multimídia na internet.