Orçamentos

Blog

Fique por dentro das novidades da zoeweb e da tenologia de streaming

o-que-e-geo-blocking

Alguma vez você foi assistir um vídeo na internet e foi impedido, pois apareceu uma mensagem dizendo que ele não estava disponível para o seu pais? Então, isso ocorre por causa da existência de um sistema que se chama Geo-blocking e ele é usado para limitar o seu acesso na internet com base em sua localização geográfica.

E como isso é possível? Simples.

Todo computador tem um registro chamado IP (protocolo de internet) e um identificador único numérico. Quando o computador faz qualquer solicitação para um servidor de conteúdo (por exemplo, assistir um vídeo) seu endereço IP é enviado com o pedido para que o servidor saiba para que localidade deve enviar o conteúdo solicitado.

Sendo assim, o endereço IP pode ser usado para determinar a localização geográfica de um computador com uma precisão razoável. Muitos bancos de dado existem pois há o mapeamento dos endereços IP dos países. Com esses dados é possível gerar o bloqueio, mais conhecido como “geo-blocking”.

E por que utilizam o Geo-blocking?

Administradores de sites, empresas e veículos de comunicação utilizam o Geo-blocking para restringir, ou até mesmo alterar, o conteúdo de acordo com o país. Alguns varejistas também o utilizam para variar o preço de determinados produtos de acordo com o país.

O Geo-blocking na Copa do mundo do Brasil

copa

 

A Fifa disponibilizou a “Lei geral da Copa” de 2014. Durante o texto foi incluída uma medida que deve ser acatada para a retransmissão de imagens com finalidade jornalística no Brasil. Foi dito que será necessário o uso de geo-blocking pelos veículos que forem retransmitir as imagens. Segue o trecho do documento que comenta essa resolução: “(…) A retransmissão poderá ocorrer somente em plataformas que sejam distribuídas exclusivamente no Brasil. Não é permitida a retransmissão fora do Brasil em qualquer circunstância. A retransmissão do Material Selecionado na internet poderá ser feita somente em programas jornalísticos lineares e regulares dos websites e desde que sejam utilizadas medidas eficazes de geo-blocking para o território brasileiro. A FIFA e a TV Globo reservam o direito de solicitar às Empresas de Mídia a comprovação do uso de um sistema de geo-blocking adequedo(…)”. Fonte: Site Globo Esporte.

Atualização: Um case da Zoeweb relacionado ao Geo- blocking está sendo realizado durante a Copa do Mundo 2014. A Rádio Verdes Mares, filiada ao grupo de Rede Globo está fazendo a retransmissão de áudio dos jogos, utilizando nossa tecnologia de geo- blocking e atendendo às especificações da FIFA.