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Que o marketing é, comprovadamente, a alma do negócio, todo mundo sabe! A gigante Netflix que o diga. Em relativamente pouco tempo, a empresa foi capaz de alcançar uma visibilidade tão grande que hoje temos a impressão de que já a conhecemos há muitos anos. As explicações para tanta popularidade podem ser diversas, mas as estratégias de marketing têm uma posição de destaque neste feito. E é sobre isso que falaremos neste artigo!

No mundo empresarial, independentemente se uma ideia ou ação é bem-sucedida ou não, o mercado, de modo geral, aprende com isso. No caso da Netflix a receita deu certo e, hoje, quando o assunto é estratégias de marketing, é possível aprender muito com a empresa.

Mas, e você, sabe o que de tão relevante a Netflix pode ensinar sobre esse assunto? Então, continue lendo e descubra agora neste post!

1. Identifique o que o seu público deseja

Uma das características mais marcantes da Netflix é a sua preocupação em apresentar um conteúdo que seja compatível com os gostos do cliente. Afinal, em um universo de milhões de possibilidades, nem tudo agradará a todos.

Esse ensinamento é totalmente válido para desenvolver uma estratégia de marketing. O fato de você conseguir antever as necessidades do seu público-alvo e, a partir disso, direcionar toda a formulação da estratégia, torna as chances de aceitação positiva muito maiores.

Nesse contexto, localizar as necessidades do cliente no funil de vendas, conduzi-lo por ele e fornecer um conteúdo alinhado com essas necessidades, certamente são fatores determinantes para uma estratégia muito mais bem-sucedida.

2. Crie conteúdo original

Se você sabe exatamente o que o seu público quer, porque não oferecer você mesmo a solução adequada? Em um cenário empresarial de extrema competitividade, muitas vezes se arriscar um pouco, tentar novas fórmulas e ser original, pode ser o caminho para criar a sua identidade e, mais que isso, gerar um diferencial competitivo.

A Netflix entendeu o recado do mercado e, mesmo concorrendo com empresas “mais conceituadas” na produção cinematográfica, ousou ser original e apresentou ao mundo criações inéditas.

Nesse contexto, investir em um marketing diferenciado, que saia do lugar-comum e, ao mesmo tempo, seja capaz de surpreender seu público, pode ser bastante positivo. O marketing de conteúdo, por exemplo, é uma dessas maneiras de diferenciar a sua estratégia, oferecendo conteúdos originais e capazes de tornar-lo uma referência na sua área de atuação.

3. Saiba usar o poder da internet

Atualmente, é praticamente impossível pensar em qualquer estratégia de marketing sem que ela passe pela internet. Conhecer esse terreno é essencial para saber explorar todos os seus recursos.

Com potencial para atingir uma quantidade enorme de pessoas, a rede mundial de computadores se apresenta como um campo fértil para o desenvolvimento de estratégias de marketing. Desde sites, blogs até as redes sociais, tudo pode ser utilizado como alternativas para buscar o seu potencial cliente.

A Netflix é um grande exemplo de como explorar essa área. A empresa se fez presente na internet e conseguiu o engajamento dos seus clientes e, hoje, já possui uma comunidade formada e em expansão contínua.

As mídias sociais virtuais são ferramentas poderosas para a divulgação de produtos e serviços, isso não é novidade! Contudo, pode também ser utilizada como espaço para a aproximação da sua empresa com o cliente. Pense nisso!

4. Foque na experiência

Muitas vezes nos deparamos, por exemplo, com anúncios nos quais há uma caracterização excessiva de produtos ou serviços – muitas informações e dados técnicos.

Mas, será esse o melhor caminho de apresentar a sua proposta? A Netflix ensina que não! A empresa foca os seus esforços em promover a experiência do seu cliente ao utilizar os seus serviços. Logo, as especificações técnicas acabam tendo um papel secundário – para a maioria das pessoas. Saber que a Netflix emprega uma moderna estrutura de streaming e cloud computing não é muito interessante, por mais inovador e fantástico que isso seja.

Em contrapartida, saber que o serviço pode oferecer uma experiência revolucionária na forma como consumimos filmes, séries e entretenimento, tornando-a muito mais fácil, cômoda e barata. Isso, de modo geral, é muito mais instigante!

Fazer marketing é isto: saber apresentar ao seu potencial cliente não apenas as informações relacionadas ao produto em si, mas também se preocupar em apresentar os benefícios que ele pode ter ao adquiri-lo, dando ênfase na experiência pessoal.

5. Invista em inovação

O primeiro passo para uma empresa ter sucesso com a sua estratégia de marketing – e foi exatamente o que a Netflix fez – é inovar constantemente e adaptar-se sempre que for preciso.

O tempo passa e os nossos hábitos enquanto consumidores de informações se modificam. A forma como lidamos com a tecnologia também segue o mesmo caminho. Logo, entender essa dinâmica e, mais que isso, alinhar a atuação da empresa a ela, é fundamental para alcançar bons resultados.

Com o marketing não é diferente! A Netflix entendeu isso rápido e, tão logo visualizou o papel transformador da internet, para lá começou a direcionar os seus esforços. A empresa inovou ao explorar o mercado de streaming e apresentou uma nova proposta de serviços ao seu público, além de impulsionar o aprimoramento de tecnologias, como é o caso das tão famosas Smart TV’s – aparelhos que se tornaram extremamente populares graças à Netflix.

O marketing por meio de streaming de vídeos é um grande exemplo de inovação que a sua empresa pode utilizar. Com a ajuda de uma Smart TV é possível fazer a exibição de vídeos promocionais, sem interrupções e em locais definidos de acordo com a sua estratégia de marketing.

Dessa forma, esteja inteirado a respeito das novas tendências e dinâmica do mercado no qual se insere. Assim, delimitando o seu público-alvo, a forma de abordagem e, principalmente, as ferramentas, você poderá tornar a sua estratégia mais eficiente.

Como você percebeu, a Netflix tem muito a ensinar sobre estratégias de marketing. Todos os ensinamentos apresentadas servem para explicar todo o sucesso da empresa e também podem servir para levar a sua empresa pelo mesmo caminho. Portanto, se o seu objetivo é ter sucesso com a sua estratégia de marketing, fique atento a essas dicas!

E aí, gostou das informações apresentadas? Se interessou pelas inovações proporcionadas pelas Smart TV’s? Leia o nosso post “Smart TV: tire aqui todas as suas dúvidas” e conheça um pouco mais a respeito desse incrível dispositivo!