Orçamentos

Blog

Fique por dentro das novidades da zoeweb e da tenologia de streaming

Esta é uma pergunta frequente para quem está planejando entrar no mercado de vídeos online. São inúmeros os formatos e assuntos que um vídeo pode tratar, mas cada um é direcionado para públicos diferentes e seus resultados também são variáveis.

Para te ajudar nesta escolha, pense primeiro em qual é seu principal objetivo com a divulgação deste conteúdo. Você quer educar o público sobre um tema? Vender uma ferramenta ou serviço? Dar conselhos pós-venda aos seus clientes?

Seja qual for o seu objetivo, deixe clara a ideia que quer passar em sua comunicação e pense de que forma seu vídeo pode ajudar o seu cliente.

Listamos abaixo alguns tipos de vídeo e explicamos em que situação eles podem funcionar melhor:

– Vídeo instrutivo/tutorial

Este tipo de vídeo ajuda a transmitir informações técnicas ou de difícil compreensão, tentando apresentar o conteúdo em um formato fácil de digerir e compreender. Estes vídeos geralmente são mais longos, por serem detalhados, e esta é uma boa opção para apresentar produtos mais técnicos ou que necessitam de instalação, podendo realizar um passo-a-passo para auxiliar seus clientes.

– Vídeo explicativo

Neste formato o produto/serviço é apenas explicado superficialmente, mostrando suas vantagens e utilidades. Podem funcionar bem se seu produto ou serviço tiver alguma característica superior às de produtos similares, pois este fato chamará atenção para o conteúdo.

– Vídeo sobre as características do produto

Mais superficial do que a opção acima, neste formato são citadas apenas as características gerais do produto, como forma, tamanho, cor, textura e funcionamento. Se apresentado de maneira criativa, pode ser uma boa escolha para um ponto de partida sobre um novo produto que será lançado no mercado.

– Vídeo com conselhos de seleção

Você pode produzir um aconselhamento direcionado para os clientes que chegaram até certo ponto em seu site, dando dicas sobre a compra que será realizada, convencendo o usuário de que ele está fazendo uma boa escolha e evitando assim uma alta taxa de devoluções pelo produto não atingir o objetivo esperado pelo cliente.

– Vídeos com cases de sucesso

Apresentar na prática o funcionamento de seu serviço ou produto é uma forma inteligente de convencer seu cliente de que aquele realmente é o diferencial que ele precisa. Utilize o depoimento de clientes fidelizados e também apresente a visão da empresa diante de serviços que já foram realizados. Isso passa credibilidade para sua marca.

– Vídeo Q&A/FAQ

Reúna as principais perguntas que você recebe em seu site e responda-as em formato de vídeo, facilitando o trabalho de sua equipe e resolvendo os possíveis conflitos de seus clientes ao acessar sua página.

– Vídeos pós-venda

É essencial manter o contato com seus clientes, para que eles se sintam satisfeitos com o atendimento e voltem a procurar seus serviços. Por isso, envie vídeos com conselhos sobre a utilização de seu serviço ou produto e peça também para seu cliente dar um feedback sobre seu trabalho.

Você pode investir ainda em vídeos que apostam no humor e no story-telling (basicamente, o ato de contar histórias) para convencer seu cliente a aderir ao seu produto de maneira criativa, mostrando como o mesmo pode ser útil em seu dia a dia.

É possível ainda produzir vídeos com making-of, bastidores da produção/desenvolvimento do serviço, uma narrativa sobre a história por detrás do negócio testemunhos de clientes sobre a marca e ainda a utilização do produto ou serviço no cotidiano.

rodape-post