Orçamentos

Blog

Fique por dentro das novidades da zoeweb e da tenologia de streaming

Não é raro (nem errado), ter medo de acontecer algum imprevisto durante sua transmissão ao vivo. Neste tipo de transmissão só há uma chance para as coisas darem certo, não é mesmo?! Porém, seguindo algumas dicas e regras básicas, é possível diminuir (quase a zero) a possibilidade de ocorrer qualquer erro em seu live streaming.

A maioria dos problemas podem ser evitados e grande parte deles estão relacionados com um mau planejamento ou redes mal configuradas/dimensionadas. O ideal é usar a tecnologia e estratégias corretas para que o seu público tenha uma experiência incomparável. A qualidade da conexão à internet é um dos aspectos mais negligenciados na produção de eventos ao vivo e este é justamente um dos problemas mais frequentes na realização de livestreaming.

No que diz respeito a benefícios, o sucesso de um bom streaming pode ser comprovado através de dados: um evento que normalmente teria 500 pessoas na plateia, com uma transmissão ao vivo, consegue atingir 500 mil na internet. Mas o sucesso de qualquer transmissão depende de vários fatores, não só da empresa prestadora de serviços. É necessário o apoio e dedicação por parte do cliente também.

 

Captura – 1 passo

O primeiro passo para realizar sua transmissão é realizar a captura do que será transmitido ao vivo. Utilizando câmeras de boa qualidade e equipamentos recomendados pela Zoeweb (confira aqui), capture o sinal de sua câmera através de uma placa de captura. É a placa de captura que vai efetuar a transferência da imagem e do som de sua câmera (ou qualquer outro mecanismo de captura de imagens) para seu computador. Certifique­se sempre se o local reservado para a transmissão é apropriado.

 

Enconding – 2 Passo

Depois de capturar, chega a hora de realizar o encoding de seu sinal de transmissão. Para que seu conteúdo seja transmitido para os servidores de streaming da Zoeweb é preciso utilizar um encoder (que pode ser um software ou um hardware indicados pela empresa). Nós geralmente recomendamos:

Software – Adobe Flash Media Live Encoder/ Wirecast

Hardware – Vidiu Teradek / Matrox Monarch

Placas de captura ou Tricaster. O encoder vai transformar o formato de seu arquivo e enviá­-lo ao nosso CDN para que o streaming seja realizado no formato de arquivo pronto para ser executado no player.

 

Internet – 3 Passo

A qualidade da internet é parte vital para as transmissões ao vivo. Sendo assim, é necessário disponibilizar uma banda de Upload, se possível, até 2 vezes superior ao bitrate contratado.

ADSL – 3 megas de upload / contratar 2 pacotes com operadoras diferentes – uma sendo a principal e a outra de backup

Dedicada – 2 megas

Não é muito recomendável a utilização de redes como 3g, 4g e ou wifi para a transmissão do evento. O mais recomendável, e seguro, é a conexão via cabo. Há muitas variáveis técnicas que fazem com que não aconselhemos este tipo de conexões. A mais óbvia é que numa área em que o wi-fi é utilizado por vários usuários, rapidamente poderá ser gerada uma sobrecarga na rede. Logo, se for realizar seu streaming com a utilização de uma rede wi-fi, limite a mesma apenas para uso do computador da transmissão.

 

Streaming Zoeweb – 4 passo

A distribuição para a transmissão ao vivo é de responsabilidade da Zoeweb. Nós cuidamos de tudo para você, desde o gerenciamento à integração de seus conteúdos ( sendo possível inserir o player em qualquer site e até mesmo compartilhá­lo em rede social com o código embeed que fornecemos). A distribuição de conteúdo feita pela ZoeWeb utiliza vários protocolos, o que possibilita a abrangência de uma gama de usuários de aplicações e sistemas operacionais.

Um detalhe essencial é realizar testes antes do dia oficial de sua transmissão. Comece a testar os equipamentos e conexões pelo menos duas semanas antes do evento para garantir que tudo irá funcionar corretamente. Pode parecer preocupação exagerada, mas também é necessário definir um plano B para o caso de alguma falha. Além disso, realize um teste completo antes do evento, simulando (24 horas antes) o evento completo, do início ao fim, replicando o cenário de conectividade, encoding e produção.

Não experimente definições diferentes das que recomendamos. Ao longo do tempo organizamos nossas configurações para que tudo funcione em harmonia e o Live Streaming seja distribuído corretamente para todos os dispositivos. Não faça streaming com seu firewall ativo: verifique se você tem uma ligação “aberta” à internet.

O live streaming da Zoeweb possui :

Untitled-6_03

QUALIDADE

Nossa estrutura é robusta e de alto padrão tecnológico. Independente do volume de acessos, a qualidade do streaming é garantida

Untitled-6_08

DIMENSÃO

Permite dar uma dimensão global ao evento. O evento deixa de acontecer apenas num lugar, para ficar acessível a partir de qualquer dispositivo com acesso à Internet, aumentando a sua audiência.

Untitled-6_05

INTERAÇÃO

Cria uma maior proximidade entre consumidor/audiência e a marca/empresa, permitindo o envolvimento do consumidor no evento através da partilha e comentários nas redes sociais, ou, até mesmo através de votações e questionários online.

Untitled-6_17

ESTATÍSTICAS EM TEMPO REAL

Acompanhe ao vivo as estatísticas de acesso de sua transmissão

Untitled-6_14

RENTABILIZAÇÃO

A transmissão pode ser rentabilizada através de sponsoring ou sistemas pay-per-view.

Untitled-6_26

SUPORTE

Temos sempre uma equipe disponível para te ajudar no que for necessário

Untitled-6_26

GEO TARGETING / GEO BLOCKING

O Geo-targeting é um método para gerir os direitos de emissão de um conteúdo ao vivo. Tendo a localização geográfica como base, o acesso à transmissão é bloqueado a uma região ou país específicos. Se você pretende restringir o acesso ao seu evento, poderá utilizar o geo blocking para bloquear o acesso a determinada audiência.

Entre muitas outras vantagens. Com nossa transmissão ao vivo você pode transmitir na internet diversos tipos de evento, programações de TV, rádio, cursos, imagens de câmera IP e o que mais você quiser/imaginar.

No decorrer das páginas do guia que a Zoeweb preparou para você, comentamos mais detalhadamente sobre os diversos benefícios do live streaming e suas funcionalidades. Explicamos também como realizar a configuração de internet, a configuração de encoders e os diversos testes necessários para a máxima qualidade de sua transmissão.

De qualquer forma, mesmo com nosso guia em mãos e com uma boa compreensão das regras necessárias para um bom live streaming, nossa equipe de especialistas estará sempre a sua disposição, para apoio e suporte no que for necessário. Prezamos pela qualidade de nossos serviços e o sucesso de sua transmissão é essencial para nós.