Orçamentos

Blog

Fique por dentro das novidades da zoeweb e da tenologia de streaming

É comum pensarmos em vídeos como entretenimento, pois foi assim que fomos educados. Desde seu nascimento, a indústria audiovisual é associada a um vetor cultural, e o maior exemplo disso está no cinema. A publicidade teve papel revolucionário em modificar essa percepção, enquanto a internet deu um passo além. Uma plataforma de vídeo online é a oportunidade de transmitir mensagens complexas, o que pode beneficiar seu negócio de diversas maneiras.

O streaming de vídeo é a chance que sua empresa tem para atingir mais consumidores, divulgar ideias e vender conteúdo. Entretanto, a maioria das soluções gratuitas não oferece o controle, segurança e as estatísticas de que sua empresa precisa para realmente se destacar nesse meio. Saiba o que buscar na hora de escolher uma plataforma de vídeo e entenda como cada um destes aspectos influencia em seu sucesso.

Determine bem suas necessidades para encontrar a plataforma de vídeo online ideal

Antes de escolher uma plataforma para transmissão ao vivo, é importante responder a algumas perguntas:

  • Que público seu negócio pretende alcançar por meio do streaming?
  • Qual a média de público esperado para esse tipo de conteúdo?
  • Como os vídeos serão distribuídos?
  • Qual o tempo médio de duração das transmissões?

Com essas respostas em mãos, é hora de analisar o que faz de uma plataforma de vídeo online a escolha ideal para o seu negócio. Cada uma dessas informações pode ajudar a encontrar o parceiro ideal.

O volume de acessos e o tempo de duração das transmissões, por exemplo, é importante para definir o tipo de infraestrutura que melhor atende a sua demanda. Já as informações sobre o público-alvo são fundamentais para determinar os dispositivos em que seu conteúdo será acessado, e o quão familiarizada com a tecnologia é sua audiência.

Além disso, questões como segurança e a disponibilidade de dados analíticos em tempo real também são fundamentais para que seu negócio consiga obter o máximo de desempenho da plataforma escolhida.

Entenda agora como cada uma destas questões influencia na decisão.

Conheça a infraestrutura de TI oferecida

O mais importante na hora de decidir uma plataforma de vídeo é conhecer o tipo de infraestrutura de TI oferecida pelo provedor. Uma estrutura confiável para transmissão de vídeos oferece a maior estabilidade possível e os menores downtimes. Escolher o tipo de configuração adequado depende muito das suas necessidades.

Fatores como a velocidade da conexão local e o número de acessos simultâneos vão demandar estruturas mais ou menos robustas, de acordo com cada projeto. Soluções na nuvem conseguem oferecer elasticidade e escalabilidade, além de apresentar um custo menor.

Considere a usabilidade

Antes de escolher uma plataforma de vídeo, você deve se preocupar com sua facilidade de uso. Independente de sua capacidade técnica, é bom contar com serviços que se preocupam em oferecer interfaces simples; seja na transmissão, visualização, captação ou no gerenciamento de seus conteúdos de vídeo.

Uma curva de aprendizagem menor vai tornar seus conteúdos mais acessíveis, trazendo os melhores resultados.

Busque soluções multidispositivos

O ideal é que seus vídeos possam ser assistidos pelo máximo de pessoas possível, sem atrasos e com suporte à extensa malha de dispositivos que hoje encontramos no mercado.

Seus telespectadores estão espalhados por aí e nem sempre acessam o conteúdo de um computador. Por isso, suporte a smartphones e tablets é outra questão a se ponderar antes de escolher uma plataforma de vídeo online.

Proteja suas transmissões com a plataforma de vídeos online certa

Antes de escolher qualquer fornecedor, sua empresa precisa levar em consideração a segurança que ele pode oferecer. A plataforma ideal consegue filtrar visualizações não autorizadas e proteger seu conteúdo por meio de criptografia de ponta.

Além disso, tem de possuir os recursos para impedir a cópia não autorizada do conteúdo. Afinal, sua propriedade intelectual não deve ser posta em risco na transmissão de eventos, palestras ou qualquer outro tipo de vídeos.

Obtenha dados analíticos que farão a diferença

Quando sua empresa opta por transmitir vídeos online não significa que deve abrir mão dos recursos analíticos de que dispõe em seu website. Por isso, ao procurar um fornecedor é preciso ter como prioridade os recursos estatísticos oferecidos pela plataforma em questão.

Informações a respeito do desempenho do sistema, integridade dos servidores e performance da rede devem ser fáceis de encontrar e entender. Com as análises certas, é possível compreender melhor o comportamento do público e analisar seu engajamento em atividades de visualização.

São esses recursos que ajudam a criar conteúdos ainda melhores no futuro. Se sua plataforma de vídeos online pode oferecer estatísticas em tempo real, por que optar por menos que isso?

Escolha parceiros que ofereçam tecnologia de ponta

Não é bom para seu negócio organizar um streaming de vídeo de baixa qualidade. Por isso, procure parceiros capazes de entregar alta tecnologia e velocidades adequadas de upload. Uma conexão dedicada pode ajudar, mas caso a plataforma escolhida não seja bem feita, o usuário final vai enfrentar dificuldades no acesso de conteúdo audiovisual.

Garanta que seu provedor está apto a oferecer o suporte que sua empresa precisa

Plataformas como o YouTube não oferecem suporte personalizado para seus usuários. Isso significa que, quando sua empresa tem um problema, precisa recorrer aos fóruns da Google em busca de uma resposta.

Você não quer que seu streaming falhe antes de uma transmissão essencial, não é mesmo? Por isso, buscar um fornecedor capaz de dar assistência ao seu negócio e solucionar as suas dúvidas faz toda a diferença.

Compreenda os recursos de gerenciamento de conteúdo disponíveis

Para os administradores de TI, uma boa plataforma de streaming é aquela que oferece os melhores recursos de gerenciamento de conteúdo. Consolidar vários servidores num dashboard centralizado simplifica a experiência do usuário e ajuda a diminuir os custos de suporte no futuro.

Serviços na nuvem ganham pontos quando possuem bons sistemas VCMS (Video Content Management System, ou, em tradução livre, sistema de gerenciamento de conteúdo de vídeo).

Um bom gerenciamento de conteúdo vai aumentar a praticidade e eficiência de seu trabalho e deve possuir toda a estrutura necessária para administrar acessos, realizar a monetização do conteúdo e codificar seus vídeos automaticamente.

Agora que já sabe que diferenciais buscar em sua plataforma de vídeo online, que tal conversar com um de nossos especialistas? Eles estão prontos para mostrar como uma boa solução de streaming pode fazer a diferença para seu negócio!