Orçamentos

Blog

Fique por dentro das novidades da zoeweb e da tenologia de streaming

post-streaming-vs-ondemand

O que é Streaming mesmo?

Streaming é uma forma de distribuição de dados, geralmente de multimídia (vídeo e áudio) na Internet através de pacotes que são entregues por servidores.

Por que streaming é interessante?

– Praticidade: não é necessário esperar o download do conteúdo (o que poderia demorar).
– Instantaneidade: tudo pode ser assistido em tempo real, possibilitando também uma grande interatividade com o conteúdo.
– Comodidade: como atualmente o tempo das pessoas anda bastante corrido, o formato On Demand de streaming atende às necessidades de quem quer acompanhar algum evento ou programa, mas em um horário que se encaixe em sua rotina.
– Longo alcance: Em qualquer lugar do mundo o usuário tem acesso ao conteúdo produzido pelo streaming. Com a tecnologia de streaming, toda a programação regional pode ganhar abrangência global e ainda permite ao internauta interagir ao vivo com a programação.

Tipos de Streaming

streaming

Streaming Live (Ao vivo)

Com o Streaming ao vivo você pode transmitir seu conteúdo de vídeo e áudio em tempo real. Ele é realizado através de quatro etapas diferentes: Captura do conteúdo, Encoding (onde o software fornecido – encoder- vai converter seu conteúdo de analógico para digital, CDN (onde você se conecta à Internet para levar seu conteúdo convertido para os servidores de streaming – Content Delivery Networks- da empresa de streaming que você contratou) e distribuição (que é quando seu conteúdo será distribuído para dispositivos móveis e portáteis como Iphone, Aparelhos com Android e também computadores e tablets.
O Streaming ao vivo é útil para transmissões de rádios e TV na Internet, aulas de ensino a distância (EAD), missas e cultos ao vivo, eventos de esporte, conferências, shows e eventos em geral.

ondemand

Streaming On Demand (Sob Demanda)

Já com a tecnologia de Streaming sob demanda você envia seu conteúdo (vídeo e áudio) para os servidores de armazenamento. O passo seguinte é a distribuição deste conteúdo na Internet através dos servidores. Logo em seguida os conteúdos serão entregues para todos os dispositivos móveis, portáteis e desktops.
O Streaming on demand é utilizado em plataformas de vídeos, aulas de EAD (Ensino a distância), treinamento de funcionários, locadoras de vídeo, biblioteca de áudio e vídeo online (como por exemplo o Netflix), retransmissão de eventos, reportagens, programas etc. É útil também para rádios onde o streaming on demand é usado como um Auto DJ onde você escolhe a sequência de músicas que serão reproduzidas, criando sua própria programação (playlists).

Funcionalidade

O streaming pode fazer toda a diferença para sua empresa. Aproveite esta ferramenta moderna e bastante acessível. É uma tecnologia que possibilita as pessoas, em todo o mundo, acessarem conteúdos diversos em diferentes países.