Orçamentos

Blog

Fique por dentro das novidades da zoeweb e da tenologia de streaming

post-STREAMING-MUSICAL

O serviço de streaming de música Spotify (já renomado no exterior) começou a distribuir códigos de acesso para brasileiros. Alguns usuários que fizeram cadastro no site receberam por e-mail os passes para que possam ouvir músicas pelo site. Por enquanto os códigos só permitem que o usuário utilize o serviço de graça. Isso significa ouvir músicas ilimitadas no computador, mas com anúncios tocados vez ou outra entre elas. Os pacotes pagos que permitem que o usuário ouça músicas no smarthphone usando um aplicativo ainda não estão acessíveis aos brasileiros. De acordo com um porta-voz, estará disponível apenas depois do lançamento oficial no Brasil.

O Spotify vem enfrentando dificuldades para ser lançado no Brasil. Líder em streaming no mundo, a Spotify estaria enfrentndo problemas para a cobrança em reais. Outro entrave é com as cotas de anúncios (como o serviço de graça toca propagandas para o pagamento dos direitos autorais a artistas, é preciso ter anunciantes). Segundo o jornal O Estado de São Paulo, a data do lançamento oficial está marcada para o dia 20 de maio, mas o Spotify não confirma a data e diz que o serviço será lançado no Brasil “em breve”. O Spotify já foi lançado em outros países da América Latina como Argentina, Chile e Colômbia. Outros competidores da empresa já atual no Brasil, alguns exemplos são o Rdio, Deezer e o Superplayer (que vem ganhando um grande espaço no campo de streaming de músicas no Brasil).

Spotify é um aplicativo  usado para reprodução de músicas por meio de streaming em computadores com sistemas operacionais Microsoft Windows, Mac OS X e Linux, e também em dispositivos móveis como Symbian, iPhone, iPad, Android e BlackBerry. Permite escutar e comprar música pesquisando por artista, álbum ou listas de reprodução criadas pelos próprios usuários. A empresa está sediada em Estocolmo (Suécia) , e já assinou acordos com as gravadoras Universal Music, Sony BMG, EMI, Hollywood Records e Warner Music entre outros. O serviço tinha em 15 de setembro de 2010 quase 10 milhões de usuários. Em março de 2012 tinha cerca de três milhões de usuários pagos nos países disponíveis dos quais cerca de 375.000 na Espanha .

É necessário baixar um player para usar a plataforma de streaming Spotify. Depois de conseguir baixar o programa, basta se registrar com a sua conta do Facebook. Da primeira vez que usuário executa o software, ele oferece ajuda e explica algumas funções, como a assinatura de playlists categorizadas por ritmo. Depois disso, é hora de aproveitar.