Orçamentos

Blog

Fique por dentro das novidades da zoeweb e da tenologia de streaming

post-sxsw-2014

O festival SXSW 2014 aconteceu em Austin, no Texas, de 7 a 16 de Março e reuniu palestras sobre tecnologia, entretenimento e mídia, além de milhares de pessoas que tiveram que escolher entre centenas de opções de atrações acontecendo ao mesmo tempo.

Considerado o 2º festival indie mais prestigiado dos EUA, o South by Southwest (SXSW) é também um evento que nasceu virado para a tecnologia. Todos os anos espera-se que algo inovador seja lançado no SXSW. Twitter, Foursquare e GroupMe são alguns dos exemplos de projetos que saíram de lá.

Este ano algo que chamou a atenção foi a tecnologia de streaming marcar presença em vários momentos importantes do evento. Todos os shows do Itunes Festival, entre os dias 11 e 15 de março, foram transmitidos ao vivo pela plataforma da Vevo para usuários do sistema operacional IOS (Apple). Os usuários puderam conferir shows de bandas como Coldplay, Imagine Dragons e Keith Urban ao vivo na plataforma oferecida e depois através de um streaming On Demand (sob demanda) na página da Vevo.

mac itunes

Além dessa transmissão do Itunes Festival, o Streaming foi utilizado para atender ao público que não pôde estar presente no festival. Outros shows foram transmitidos separadamente por streaming em vários sites, como o polêmico show da cantora Lady Gaga (onde uma artista vomitou tinta na cantora durante a apresentação). O fato teve grande repercussão pois a cena estava sendo transmitida ao vivo e gerou muita discussão nas redes sociais. Lady Gaga viu a discussão como proveitosa. “É estimulante ver as pessoas falando sobre uma performance de arte na internet e debatendo se era arte ou não”, disse ela em um discurso que fez no festival, de acordo com a Rolling Stone EUA.

Além das transmissões ao vivo presentes no campo da música o streaming contemplou também a área da tecnologia. Em um dos vários painéis que aconteceram durante o festival Edward Snowden (o ex-analista da agência de segurança nacional americana –NSA- que tornou públicas informações sobre o sistema de vigilância global que a agência controlava) falou para várias pessoas através de um streaming ao vivo diretamente da Rússia. Foi sua primeira aparição ao vivo depois do escândalo com a NSA ano passado.

Um outro painel tratou especificamente da tecnologia de streaming. Era um painel que discutia como melhorar a mídia social com o live streaming de vídeos. Durante o painel foi comentado que o vídeo terá um papel essencial na utilização de mídias sociais e conexão entre empresas e sociedade. Há uma sensação de “imediatismo” quando se assiste à uma transmissão ao vivo, sabendo que você está vendo exatamente a mesma coisa que as pessoas que estão presentes no local naquele momento. Quem liderou este painel foi um funcionário de uma empresa de streaming bastante renomada no mercado, e ele compartilhou com os espectadores resultados reais de alguns de seus usuários.