Orçamentos

Blog

Fique por dentro das novidades da zoeweb e da tenologia de streaming

A transmissão ao vivo é mesmo um dos recursos mais interessantes e úteis da internet. Basta relembrar como era o mundo digital até alguns anos atrás, quando assistir vídeos no YouTube era a sensação do momento.

Naquela época, quem não gostaria de transmitir um evento via streaming para um público conectado por todo o mundo? Falando assim, parece até que a década passada foi um período de tortura para o internauta, não é mesmo?

Afinal, com tamanho avanço das aplicações web, hoje em dia é possível promover:

  • cursos online;
  • eventos;
  • palestras;
  • entretenimento;
  • debates;
  • cultos religiosos e muito mais.

E tudo isso para centenas/milhares de espectadores, seja para um público reservado ou geral, bastando ao usuário ter apenas uma conexão estável com a internet.

No entanto, se o público precisa de tão pouco, quem promove o streaming precisa cumprir muito mais requisitos, desde os técnicos — câmera, equipamentos de áudio, servidores, produtos de software específicos etc. — até a própria qualidade da atração.

Mas não se preocupe! Neste post, veremos algumas dicas infalíveis para você encantar o seu público com uma excelente transmissão ao vivo. Então, continue lendo e confira como fornecer uma boa transmissão a uma extensa gama de usuários!

1. Faça uma transmissão ao vivo com filmagem profissional

Essa dica abrange tanto o equipamento que será utilizado como a própria habilidade para filmar. Isso porque o público gosta de um trabalho bem-feito, e alguns espectadores costumam ser extremamente críticos.

Usar uma câmera de smartphone, por exemplo, pode resolver quando a ideia é fazer um broadcasting simples; mas, para uma transmissão a nível profissional, é imprescindível o uso de câmeras em alta definição (as populares HD ou Full HD).

Além disso, a quantidade de câmeras sempre dependerá do que você pretende transmitir. Em alguns casos, utilizar múltiplas câmeras pode ser o ideal para não deixar o vídeo monótono e facilitar na edição — caso venha a publicar o vídeo posteriormente.

Outras excelentes ferramentas para deixar as transmissões mais dinâmicas são a mesa de corte — também conhecida como switcher —, que pode ser física ou virtual (atente-se à qualidade do produto), e um gerador de caracteres para exibir informações durante a transmissão ao vivo.

Quanto às transmissões em HD, para garantir que todos os espectadores consigam acompanhar a transmissão, o ideal é disponibilizar a opção de streaming padrão para aqueles que, por ventura, não estejam contando com uma boa conexão com a internet.

2. Promova uma interação com o seu público

A interação com os espectadores é uma vantagem que somente uma transmissão ao vivo pode ter. Portanto, deixar isso de lado é um erro que pode impedir o sucesso do seu trabalho.

Em outras palavras, abra um espaço para os espectadores mandarem perguntas e comentários, dando-lhes a devida atenção. Até porque muitos dos que acompanham uma transmissão ao vivo estão interessados em interagir com uma referência (no caso, você).

Nesse caso, uma boa dica é disponibilizar uma janela de chat na própria página de streaming de vídeo, permitindo que os espectadores interajam não apenas com você, mas também entre si.

A vantagem disso é que, interagindo uns com os outros, muitos espectadores podem ter ajudar a sanar dúvidas — o que acaba colaborando para o bom andamento da transmissão.

3. Priorize a conexão via Ethernet

Sabemos que o sinal Wi-Fi proporciona muita comodidade, principalmente se você estiver usando um laptop para auxiliar na transmissão.

No entanto, por mais rápida que possa ser a sua conexão banda larga, o aparelho que fornece a conexão pode sofrer interferências — e a maioria delas por conta de objetos que obstruem a passagem do sinal.

Então, para realizar uma transmissão de vídeo, é sempre recomendado que se conecte à internet pelo cabo de rede (Ethernet). Assim, o sinal será mais estável e a conexão alcançará o máximo da velocidade — o que é essencial para manter uma transmissão funcionando perfeitamente.

Além disso, a sua taxa de upload será ainda mais essencial que uma conexão estável. Sendo assim, analise muito bem o plano antes de assinar e, caso já tenha contratado e a velocidade de upload for baixa, cogite a migração para outro que atenda aos requisitos de uma transmissão ao vivo.

4. Garanta um áudio de alta qualidade

Para garantir sua transmissão ao vivo, assim como a qualidade da imagem deve ser impecável, o áudio também deve estar perfeito e livre de interferências.

Aliás, você se lembra da mesma de som que indicamos? Ela também pode ser muito útil para garantir um bom som devido aos recursos de equalização e efeitos.

De toda forma, para prestar um serviço com excelência no profissionalismo e proporcionar a melhor experiência possível, o recomendado é contar com um profissional especializado para fazer o monitoramento e cuidar da equalização sonora.

5. Elabore um bom planejamento antes de entrar em ação

É muito raro que exista um case de sucesso sem que haja um bom planejamento por trás. Mas o que faz um planejamento bom? Tudo começa com a promoção do evento, que deve ser feita com antecipação para garantir que um bom número de pessoas acompanhe sua transmissão.

Agora, imaginemos que você se mobilizou nas redes sociais, fazendo uma ótima campanha de e-mail marketing para convocar o seu público a assistir à transmissão ao vivo. E, para a sua felicidade, muitas pessoas demonstraram interesse.

Assim, a expectativa é de que a audiência seja grande, certo? Então, o que você deve fazer para não transformar tudo isso em um grande fiasco?

Em primeiro lugar, faça vários testes incansavelmente — e aproveite para ensaiar o seu roteiro de vídeos. Com auxílio da sua equipe, verifique se a iluminação está boa o suficiente, assim como o som, e se não há fatores de risco que possam interromper a transmissão.

Além disso, a organização do ambiente é fundamental para evitar acidentes e distrações — como evitar cabos amaranhados e garantir a privacidade na hora da transmissão, por exemplo.

Aliás, se a transmissão for realizada em algum cômodo da sua residência, quem convive com você deve ter ciência das suas atividades.

6. Garanta transmissões de alto nível!

Por fim, diante da necessidade de promover uma transmissão ao vivo com excelência em qualidade, total profissionalismo e poucas “aventuras”, é essencial contar com auxílio e suporte de uma empresa especializada no ramo.

A Zoeweb está no mercado desde 2004, fornecendo soluções completas em streaming para clientes inovadores. Então, que tal a sua empresa entrar para este grupo? Aproveite para entrar em contato conosco e solicite um orçamento!