Orçamentos

Blog

Fique por dentro das novidades da zoeweb e da tenologia de streaming

Em nosso país, onde o consumo de vídeo é cada vez mais frequente, produzir conteúdo de qualidade faz toda a diferença. Mas, para isso, é necessário desenvolver roteiros de vídeos que empolguem e sejam realmente úteis para o público. Você ainda não sabe como fazer? Não se preocupe, nós vamos ajudar!

Um bom roteiro é como um trabalho de costura, em que tudo precisa estar bem alinhado para conseguir uma excelente peça final e satisfazer o público. Nesse sentido, cada etapa é muito importante, desde o briefing até momento da exibição.

Entretanto, um roteiro problemático é como uma história mal contada, o que pode gerar desconfiança do espectador e fazer com que ele se afaste da sua empresa. Assim, o que deveria ser um conteúdo para atrair os consumidores, pode se tornar uma verdadeira furada.

Por isso, vamos mostrar, neste post, como criar um ótimo roteiro de vídeos. Confira abaixo as dicas e se prepare para gravar!

Tenha um bom briefing

O primeiro passo para qualquer produção, desde uma simples peça de roupa até um complexo longa metragem, é ter um briefing completo e que expresse, de forma clara, aquilo que deve ser feito.

Para isso, é preciso coletar uma série de informações, fazer pesquisas, definir os problemas e descobrir formas de solucioná-los. Depois, é necessário passar tudo isso para o papel da maneira mais completa possível.

No momento de elaborar o briefing, algumas perguntas podem ser muito úteis para direcionar o processo de produção, como:

  • Qual o objetivo do vídeo?
  • Qual caminho percorrer para chegar a esse objetivo?
  • Para quem e onde ele será veiculado?
  • Quando ele vai ao ar?
  • Qual a verba disponível?
  • Qual o tom da mensagem?

Vale ressaltar que não existe uma fórmula mágica para elaborar um briefing de excelência. Ele pode variar de acordo com o seu negócio, público e objetivos. O importante é que ele expresse corretamente o que deve ser apresentado, sem deixar dúvidas ou ambiguidades para quem vai produzir o roteiro. Assim, você reduz consideravelmente alguns erros e a necessidade de refazer o trabalho.

Faça um roteiro de vídeos de acordo com a audiência

Quando vamos escolher uma roupa para alguém, levamos em consideração o tamanho, as cores e o estilo da pessoa, certo? Da mesma forma deve ser com o desenvolvimento de um roteiro, que precisa sempre ser construído de acordo com as caraterísticas do público que vai assistir o vídeo.

Nesse sentido, é preciso adequar o tom da mensagem, o tempo de exibição, selecionar os cenários corretos, as palavras que funcionam melhor, dentre outros diversos aspectos fundamentais. Tudo deve ser feito de acordo com os hábitos e preferências de quem vai assistir.

Dessa forma, as chances de criar um conteúdo relevante e de agradar ao público serão muito maiores, trazendo resultados positivos para o espectador e para a sua empresa.

Prenda a atenção do público desde o começo

Todas as partes de um roteiro têm grande importância para a gravação do vídeo. Mas, como você já deve saber, a primeira impressão é a que geralmente fica. Por isso, é fundamental prender a atenção do público logo de cara.

Para isso, nos 30 segundos iniciais do seu vídeo, você deve apresentar a mensagem principal ou a promessa do conteúdo de forma clara, concisa e instigante. Assim, você possivelmente manterá a audiência ligada até o call-to-action, que acontecerá ao final da exibição.

Existem 3 passos simples que podem te ajudar nessa tarefa:

  1. Apresentar o seu negócio ou assunto por meio de uma vinheta;
  2. Questionar o espectador, fazendo uma pergunta sobre algum problema;
  3. Ressaltar que ele encontrará as respostas vendo o vídeo até o final.

Vale lembrar que essas são apenas algumas dicas de como você pode cativar o público logo no início do seu vídeo. Entretanto, o melhor resultado também dependerá de alguns testes, até que você encontre a melhor forma de comunicar a promessa e fazer o público se interessar pelo seu conteúdo.

Conte boas histórias

As pessoas adoram ouvir uma boa história, não é mesmo? Principalmente aqueles contos que estejam relacionados aos seus ciclos de vida e cotidiano. Então, ao elaborar um roteiro, a melhor forma de se aproximar do público é resolver o problema deles contando um caso, um fato que aconteceu ou até mesmo citando alguns exemplos.

Com isso, o vídeo ficará muito mais interessante, leve e descontraído. Nesse contexto, quem é que nunca assistiu cada segundo de um bom filme ou leu todas as páginas de um livro instigante?

Só fique atento para não criar uma história muito extensa e acabar deixando-a maçante para o público. O ideal é sempre fazer uma associação do conteúdo com situações da vida real. Assim, o público certamente terá mais vontade de continuar assistindo até o final.

Elabore um CTA efetivo

Se você conseguiu desenvolver um bom roteiro, então, fazer a parte final não será um problema. Nesse momento, você precisa criar o CTA — a chamada para ação — ou, em outras palavras, o que você deseja que o público faça.

Para desenvolver um CTA que realmente engaje o público, é preciso descrever com detalhes a ação que você espera do espectador: curtir, compartilhar, inscrever-se no canal e por aí vai. Mas, ao mesmo tempo, você não pode parecer autoritário ou impositivo. A chamada para ação precisa acontecer de forma natural.

Para isso, você pode fazer uma conclusão ressaltando os benefícios do conteúdo que foi apresentado. Em seguida, destaque que a ação, como se inscrever no seu canal, trará ainda mais vantagens para o espectador. Assim, ele terá uma motivação e um propósito para atender ao seu pedido.

Com essas dicas ficou muito mais fácil desenvolver um roteiro de vídeos, certo? Mas para garantir o sucesso da sua produção é necessário que tudo seja muito bem planejado e esteja perfeitamente amarrado. Assim como um look bonito e despojado depende da harmonia de todas as peças, um bom roteiro só será possível com todos os passos bem sincronizados.

E você, gostou de saber como desenvolver bons roteiros de vídeos? Então, aproveite para ampliar ainda mais os seus conhecimentos e descobrir como criar um conteúdo interessante. Você vai se surpreender com essas dicas!