Recebemos diversas reclamações durante a semana a respeito de problemas com nossos serviços decorrentes de mal funcionamento da Internet das provedoras OI, GVT e NET. Nossa equipe de engenheiros técnicos investigou o assunto e algumas explicações surgiram.

Quando você acessa a internet, seu provedor de internet manda uma conexão através de um DNS, uma espécie de lista de endereços da grande rede, que traduz IPs para um formato legível para humanos. Basicamente, quando você digita um endereço no seu navegador, o DNS faz com que aquele termo seja interpretado por máquinas e apresente o resultado que você deseja.

O serviço, cuja função é converter endereços URL digitados no browser em endereços IP, foi vítima de uma ação hacker e redireciona o usuário sempre que este tenta acessar algum site.

Foi observado pela equipe técnica também que ocorreram problemas com cabos de fibra ótica. O que é frequente em algumas regiões onde possa estar ocorrendo qualquer tipo de obra que chegue a afetar o local onde estão os cabos.

Queremos ressaltar que diante de tais situações não há nenhuma providência que podemos tomar. Infelizmente não há nada que possamos fazer e é importante reforçar que cada operadora toma suas medidas para solucionar rapidamente qualquer problema, porém não dará muitos detalhes para o cliente.

Screen Shot 2014-09-19 at 3.01.30 PM

A imagem acima mostra como funciona a internet no Brasil, a ligação dos cabos e o direcionamento tomado por cada um. Com o rompimento de um desses cabos submarinos ou até mesmo uma fibra que faça ligação aos cabos submarinos pode estar afetando drasticamente a rede e internet para acesso a determinados sites e servidores, principalmente servidores alocados fora do Brasil.

DICA

No intuíto de solucionar o problema para que os clientes não fiquem off-line, recomendamos a utilização de DNS alternativa nos seus roteadores , ou a troca do hostname pelo IP que será indicado pelo suporte técnico da Zoe.

Seque abaixo um texto com a lista de possíveis DNS:

“Como deixar a Internet mais Rápida no Brasil

Um dos principais fatores para deixar a Internet mais rápida é a configuração do provedor de DNS. O DNS significa Domain Name System, o que nada mais é que um serviço gratuito que converte nomes (www.algumsite.com.br para um endereço IP, por exemplo 72.163.4.161.)
O objetivo do DNS é simplificar a vida das pessoas, de forma que elas tenham que lembrar-se dos nomes dos sites e não dos endereços IP.

Na Internet existem 13 servidores raíz (Root Name Servers), sendo 10 nos EUA, 2 na Europa e 1 na Asia, que são responsáveis por replicar todas essas tabelas de nomes de sites para o resto do mundo. Quando um endereço é atualizado, ele é enviado a um dos servidores Raíz e este replica para os demais no resto do mundo.

Agora vamos para a prática, o que isso tem a ver com minha conexão de Internet? Muito simples, se o servidor de DNS que você está utilizando não é tão rápido para resolver os nomes, ou seja, transformar um www.algumsite.com.br em um endereço IP, sua Internet consequentemente será mais lenta. (Esse não é o único fator de lentidão, mas em grande parte dos casos tem grande influência).

Vamos deixar aqui então alguns dos principais servidores de DNS no Brasil para deixar sua Internet mais rápida:

Lista de Servidores de DNS no Brasil:

UOL

200.221.11.101
200.221.11.100

GigaDNS

189.38.95.95
189.38.95.96

Level3

4.2.2.2
4.2.2.4

Google

8.8.8.8
8.8.4.4

OpenDNS

208.67.220.220
208.67.222.222

* Uma dica é utilizar um software fornecido pelo Google chamado Namebench. Basta abrir o software e clicar em iniciar o teste. Ao término ele irá avaliar sua conexão e informá-lo qual DNS mais rápido será o mais adequado para você utilizar. Em testes práticos, para clientes da NET Virtua, o mais rápido foi o do UOL.

Para configurar o DNS no Windows, basta entrar no Painel de Controle, ir ao campo de pesquisa no canto superior direito e pesquisar por ‘conexões’. Você verá algumas conexões, mas somente uma provavelmente estará ativa, normalmente é o ‘Wi-Fi ou ‘Conexão Local’. Clique sobre esse adaptador com o botão direito / Propriedades / Role a tela e clique 2x sobre Protocolo TCP/IP Versão 4 (TCP/IPv4). Na próxima tela selecione somente ‘Usar os seguintes endereços de servidor DNS’: E insira um DNS informado na lista acima. Ao término dê OK para confirmar em cada uma das telas e teste sua conexão.”

A Equipe Zoeweb sempre se empenha em resolver qualquer situação que venha a afetar nossos serviços. Porém, dessa vez não diz respeito aos nossos servidores.

Estamos à disposição para qualquer dúvida.